sexta-feira, 12 de junho de 2009

Vídeos sobre o blog: O Fantástico Mundo das Ciências Biológicas

No presente vídeo, as estudantes de Ciências Biológicas do 4º período Aline Araújo e Liciane Carvalho, debatem sobre a experiência de terem montado dois tipos de células eucariontes, a animal e a vegetal. Os materiais necessários a construção das células encontram-se neste blog, onde também serão mostradas as fotos dessa montagem.

Neste vídeo, o estudante do 4º período de Ciências Biológicas da Faculdade Integrada Tiradentes Jean Phellipe, discutirá acerca de Novas Tecnologias do Ensino de Ciências e Biologia, com base em Pierre Levy.

Nesse vídeo, a estudante do 4º período de Ciências Biológicas da Faculdade Integrada Tiradentes, Camila Lima, comentará a respeito do conteúdo que encontra-se no presente blog, e o tema escolhido por ela e seu grupo que foi sobre Citologia.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Produção de Células Animais e Vegetais

Abaixo encontra-se fotos e legendas sobre a montagem do blog, e de seus materiais, todos por ordem de acontecimento.
A criação do Blog








A criação do blog pelo site: blogger.com.br. (criado em 30 de abril de 2009).






Preparando o blog, e colocando seus conteúdos, vídeos, fotos, material didático, e links de sites de biologia. (21 de maio de 2009).


Montagem de célula animal
Materias Utilizados em ambas as montagens:
  • Glicerina;
  • Gel de cabelo;
  • Panelas;
  • Emborrachados;
  • Miçangas;
  • Plástico;
  • Massa de modelar;
  • Bolinhas permeáveis à água.




Emborrachados que foram utilizados para a montagem dos retículos endoplasmáticos liso e rugoso, e o complexo de Golgi. (3 de junho de 2009).





A preparação da glicerina em banho-maria. (3 de junho de 2009).





Colocando a glicerina aquecida em banho-maria, por cima das estrturas citoplasmáticas. (3 de junho de 2009).








Colocando as organelas na estrtura feita de glicerina, da célula animal. (3 de junho de 2009).








A montagem e ajustes da célula animal. (3 de junho de 2009).










Vista lateral da célula animal depois de finalizada. (3 de junho de 2009).





A célula animal depois de pronta, numa vista frontal. (3 de junho de 2009).







Montagem da célula vegetal









A preparação do núcleo da célula, que foi feit com massa de modelar azul, e miçangas ao seu redor. (3 de junho de 2009).





A preparação das mitocôndrias para serem colocadas no interior das células, foram feitas com emborrachados na cor azul e laranja, e miçangas. (3 de junho de 2009).








A preparação da célula vegetal, colocando bolinhas permeáveis a água no recipiente, contendo gel de cabelo. (3 de junho de 2009).









A célula vegetal com suas organelas (mitocôndrias, retículos endoplasmático liso e rugoso, complexo golgiense, vacúolo, núcleo e cloroplastos) finalizada. (3 de junho de 2009).




Antes das células terem sido feitas com os materiais corretos, os experimentos anteriores, que incluiram a parafina, entre outros materiais, não deram certo. Foram várias as tentativas, até chegarmos à utilização dos materiais que realmente deram forma as nossas células.





















































































































Hipertexto - A Biodiversidade e Evolução das Espécies


O presente texto tem como base a imagem que se encontra logo acima, cujos elementos inseridos na figura foram interpretados um por um, e a partir daí, toda a imagem, ou seja, o seu conjunto foi enfim levado à interpretação, e o seu significado está por escrito na leitura abaixo.
A Biodiversidade e Evolução das Espécies
A vida surgiu a partir de moléculas de gases da atmosfera antes primitiva, que se fundiram com outros compostos, quando nos mares primitivos, onde tudo começou. Seguindo esse raciocínio, originaram-se as primeiras formas de vida no nosso planeta, todas elas compostas por microscópicas unidades morfofisiológicas, que são as chamadas células. O conjunto de células dá formação aos nossos tecidos (epitelial, conjuntivo, nervoso, entre outros), que por sua vez dão origem aos nossos órgãos (pulmões, rins, estômago, entre outros), que enfim formarão o nosso sistema.
Cada ser vivo é composto por milhares de células, na qual trazem informações específicas ao organismo vivo, dando-lhes características que os diferem de outros seres vivos. Toda essa informação advém da nossa hereditariedade, que está contida nas nossas moléculas de DNA, ou seja, de uma cadeia, onde estão contidas todas as informações necessárias ao modo de vida de cada organismo vivo em específico. Essas variabilidades das espécies e a grande diversidade de organismos são proporcionadas por essa fantástica molécula que tem a capacidade de armazenar informações, que propiciaram uma transformação de organismos simples em organismos bastante complexos.

Todas essas características, desde tempos remotos do planeta terra, até os dias atuais, sofreram mudanças, seja de comportamento, de estrutura e/ou de características. A essas mudanças que vieram ocorrendo do passado até o presente dia, dá-se o nome de evolução das espécies, no qual o inglês Charles Darwin teve grande repercussão pela sua teoria formulada seleção natural das espécies, onde os organismos que conseguissem adaptar-se àquele meio em que viviam sobreviveriam, enquanto os que não se adaptavam morreriam. A seleção natural é a proposta mais aceita até os dias de hoje.

Na terra, no mar, no ar, em todos os lugares onde fitamos o nosso olhar, vemos seres vivos diferentes quanto à morfologia, a fisiologia, e que convivem harmoniosa e independentemente de suas características (na maioria dos casos), ambos gerenciados pela molécula de ácido desoxirribonucléico, ou DNA.

Portanto, animais, plantas, bactérias, fungos, vírus, não importa a qual reino pertença, tudo o que está ao nosso redor é o resultado evolutivo de espécies antes com características diferentes das atuais proporcionadas pelo acúmulo de informações gerenciadas pelo nosso material genético.