quinta-feira, 11 de junho de 2009

Hipertexto - A Biodiversidade e Evolução das Espécies


O presente texto tem como base a imagem que se encontra logo acima, cujos elementos inseridos na figura foram interpretados um por um, e a partir daí, toda a imagem, ou seja, o seu conjunto foi enfim levado à interpretação, e o seu significado está por escrito na leitura abaixo.
A Biodiversidade e Evolução das Espécies
A vida surgiu a partir de moléculas de gases da atmosfera antes primitiva, que se fundiram com outros compostos, quando nos mares primitivos, onde tudo começou. Seguindo esse raciocínio, originaram-se as primeiras formas de vida no nosso planeta, todas elas compostas por microscópicas unidades morfofisiológicas, que são as chamadas células. O conjunto de células dá formação aos nossos tecidos (epitelial, conjuntivo, nervoso, entre outros), que por sua vez dão origem aos nossos órgãos (pulmões, rins, estômago, entre outros), que enfim formarão o nosso sistema.
Cada ser vivo é composto por milhares de células, na qual trazem informações específicas ao organismo vivo, dando-lhes características que os diferem de outros seres vivos. Toda essa informação advém da nossa hereditariedade, que está contida nas nossas moléculas de DNA, ou seja, de uma cadeia, onde estão contidas todas as informações necessárias ao modo de vida de cada organismo vivo em específico. Essas variabilidades das espécies e a grande diversidade de organismos são proporcionadas por essa fantástica molécula que tem a capacidade de armazenar informações, que propiciaram uma transformação de organismos simples em organismos bastante complexos.

Todas essas características, desde tempos remotos do planeta terra, até os dias atuais, sofreram mudanças, seja de comportamento, de estrutura e/ou de características. A essas mudanças que vieram ocorrendo do passado até o presente dia, dá-se o nome de evolução das espécies, no qual o inglês Charles Darwin teve grande repercussão pela sua teoria formulada seleção natural das espécies, onde os organismos que conseguissem adaptar-se àquele meio em que viviam sobreviveriam, enquanto os que não se adaptavam morreriam. A seleção natural é a proposta mais aceita até os dias de hoje.

Na terra, no mar, no ar, em todos os lugares onde fitamos o nosso olhar, vemos seres vivos diferentes quanto à morfologia, a fisiologia, e que convivem harmoniosa e independentemente de suas características (na maioria dos casos), ambos gerenciados pela molécula de ácido desoxirribonucléico, ou DNA.

Portanto, animais, plantas, bactérias, fungos, vírus, não importa a qual reino pertença, tudo o que está ao nosso redor é o resultado evolutivo de espécies antes com características diferentes das atuais proporcionadas pelo acúmulo de informações gerenciadas pelo nosso material genético.